segunda-feira, dezembro 18, 2006

Você já foi à Cesário Lange? (ou Retrospectiva 06)

Me desculpem os cesáriolangenses leitores do E.E. Este relato em nada se relaciona à essa cidade, exceto talvez pelo fato de eu ter lido este nome em uma placa de estrada. Li muitas placas, aliás, pois foi uma viagem de 8 horas até o destino. Portanto, sintam-se honrados por eu ter citado justo este nome.

A tal "Retrospectiva 06"que dá nome ao texto foi uma idéia que tive de reavaliar o ano enquanto estava no ônibus. Entretanto o apanhado não é sobre política, apesar de através dela eu ter ganhado um engradado de cerveja, tampouco é sobre futebol, mesmo que meu time tenha me deixado orgulhoso com o 4-3-3, muito menos sobre acontecimentos históricos, devido à minha abrangente concepção sobre o que realmente vêm a ser "histórico" de fato. O único retrospecto que há neste texto é, na verdade, uma avaliação sobre o MEU 06.

Diz um amigo meu que um blog não tem pretensões, e sim textos. Eu, em parte, discordo, pois escrevo imaginando que alguém leia. Para os que pretendem enxergar o meu lado da história, aí vai:

2006, assim como qualquer ano, foi uma época de aprendizado, que se revelou para mim na forma das idas e vindas. Vieram mais sucessos do que fracassos (que também foram muitos) e foram embora empenho, sangue, tempo e, por que não, dinheiro para transformar meus ideais em coisas mais palpáveis (Ficou também a ligeira impressão de que enquanto o empenho e o sangue voltarão, o tempo e o dinheiro deram o adeus definitivo).

Enfim, voltando à viagem. Passei a semana prévia ao natal em Londrina. Fui por um motivo qualquer e fiquei hospedado em uma república (Londrina é uma cidade universitária onde está a UEL). Conheci gente nova, e tão rápido quanto conheci, me despedi dessas pessoas. Mas em suma, isso me fez refletir sobre amizade e outras coisas.

Este ano aprendi algo sobre o que é certo e o que é errado, e em que realmente devemos acreditar.
Fazer do mundo algo pequeno, que só caiba na nossa cabeça, e pensar que para cada nova etapa da vida há uma barreira, seja ela intelectual, cultural, habitual ou lingüística, isso é algo errado.
Decidir seguir seus objetivos sem se importar com o que você deixa para trás, mas também sem menosprezar o que você construiu, isso é algo certo.
Pensar que, mesmo que hajam despedidas, em nossos novos desafios virão novas amizades, novas barreiras que devem ser derrubadas e novos vínculos que construiremos, isso é algo em que devemos acreditar.

Se você não entendeu o que eu quis dizer e acha que:
  1. Assim como eu, acredita que em 2006 houveram mais desencontros do que encontros nossos, ouça Beautiful Life - Francis Dunnery
  2. Passou por momentos em que estava triste quando na verdade devia estar feliz, ouça Uncle Albert/Admiral Halsey - The Wings
  3. A vida não deve ser levada tão a sério, leia a saga do Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adam
  4. Vai voltar pra sampa depois das férias, ouça Highway to Hell - AC/DC
  5. Não vai conseguir se divertir com o banal em 2007, leia O Melhor Livro sobre Nada - Jerry Seinfeld
  6. 07 será um ano igual a 06, ouça Some Might Say - Oasis
  7. Não está pronto para mudar, ouça Um Pequeno Imprevisto - Os Paralamas do Sucesso
  8. Está um pouco deslocada(o), ouça Life of Illusion - Foo Fighters
  9. Se sentir melhor que alguém te ajuda, leia os quadrinhos do Charlie Brown.
  10. Antes de virar o ano, ouça Vamos Passar a Noite de Galera - Bidê ou Balde
Lembre-se: Viver exige um esforço muito maior do que somente respirar.

Segue uma dedicatória ao Mestre, ao Irmão, ao Turco, Gui, Henry, Jatobá, Lambari, aos amigos e amigas, e qualquer pessoa que tenha em algum momento de 2006 cruzado meu caminho, mesmo que seguissemos direções opostas.

Obrigado. Feliz 2007. Até ano que vem.

4 Comments:

Anonymous Anônimo disse...

O senhor foi para Londrina sem prévio aviso?

A viagem em sim merecia uma retrospectiva. Poxa, eu poderia passar recomendações da charmosa cidade!

12/18/2006 5:42 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Vamos discutir isso então, Mané! Ia tirar férias de fim de ano do blog, mas vou aprofundar os detalhes de minha visita nos próximos dias.
Você é de lá? Ou de alguma cidade próxima?

Abraços!

12/18/2006 6:49 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Pô, Pres. Prudente é perto de Londrina. Minha irmã mora lá e eu já dei minhas passadas.

Se quiser falar do seu step by the city, vou estar aqui com gosto para avaliar!

12/21/2006 6:58 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Finalmente, tenho o que eu estava procurando! Eu definitivamente desfrutar de cada pedacinho dele. Ainda bem que eu encontrei este artigo! sorriso que tenho guardado para verificar coisas novas que você postar.

1/26/2013 12:43 PM  

Postar um comentário

<< Home